quinta-feira, 29 de maio de 2008

WEBJORNALISMO



Webjornalismo é o jornalismo em rede. Pode ser também o jornalismo on-line, jornalismo eletrônico, ciberjornalismo ou jornalismo digital. É uma forma de instantaneidade às informações tendo uma característica marcante a interatividade.No webjornalismo as notícias ficam arquivadas para pesquisas a qualquer hora do dia, armazenando as informações em grande quantidade em pouco espaço, guardando-as indefinidamente, além de um custo barato de informações binárias. Notícias sempre inéditas sem ter que aguardar a banca de revista mais próxima abrir ou esperar o grito do jornaleiro EXTRA! EXTRA!

As informações do jornalismo de rede são muito rápidas, porém como nada é perfeito ocorre algumas falhas por conta da informação instantânea. Exemplo disso são os erros de português e ortografia por falta de conferência. Mas tem a sua vantagem de informação e atingindo ao ponto máximo da interatividade de rede, perenidade que é a capacidade de memória, hipertextualidade, personalização de conteúdo, customização e instantaneidade, automatizando os seus próprios caminhos para a notícia da sua preferência.

No webjornalismo o leitor tem várias vantagens de participar dos temas bombásticos e polêmicos, enviando formulários com a sua opinião para o jornal e outros leitores, participando ativamente das notícias do mundo do ciberespaço.O webjornalismo usa várias formas de mídias fazendo uma espécie de convergência de todas. Exemplo disso são os áudios, fotos, vídeos, textos e hipertextos e em breve poderá ter informações olfativas com transmissão. O mundo abre as portas do ciberespaço para estes novos canais do webjornalismo.











Foto: Luciano Lucci Ramos


É PROIBIDA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL, DO CONTEÚDO DE TEXTO E FOTOGRAFIA, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR DA OBRA. PROTEGIDO PELA LEI 9.610/98.