sábado, 13 de novembro de 2010

LANÇAMENTO DO FILME: A HISTÓRIA DA CASA DE YEMANJÁ DE LUCIANO LUCCI RAMOS EM SALVADOR - BAHIA

Ocorreu na noite do dia 08 de novembro de 2010 na Biblioteca Juraci Magalhães Jr, no Bairro do Rio Vermelho a estreia do filme documentário a "Historia da Casa de Yemanjá" do cineasta e jornalista baiano, Luciano Lucci Ramos. O evento contou com as presenças dos participantes do filme, dentre eles o artista plástico Manoel do Bomfim responsável pela estatua da Mãe 'd'água que caracteriza a Casa de Yemanjá na colônia Z-1. Ed Ribeiro, artista plástico, também reverenciou sua fé à rainha do mar, transformando as paredes da casa do peso com figuras marinhas em seus mosaicos. A noite teve a benção da mãe-de-santo Aice de Oxossi. O filme inspirado na obra literária, "Dois de Fevereiro" do historiador Ubaldo Marques Porto Filho foi recepcionado com emoção pelo autor. Após a exibição, convidados e historiadores participaram do debate sobre o tema com o Diretor do Filme. O vídeo documentário etnográfico que descreve a trajetória da Casa do Peso foi recebido com aplausos pelos participantes. O documentarista Luciano Lucci Ramos que expressou o tema escolhido intitulado, "A História da Casa de Yemanjá" no evento, acrescentou: "O que motivou a escolha desse tema é que sempre fui fascinado pela cultura afro-brasileira com os seus orixás, rituais, mistérios e, em especial, por Yemanjá. Procurei buscar informações sobre o Orixá e tive a ideia de contar a história da sua casa, com seus feitiços e encantos. Além de trazer muitas informações sobre a primeira festa do dia dois de fevereiro e adeptos da crença. Vale lembrar que é uma história inédita, que até o presente momento não foi abordada pela imprensa televisiva." O vídeo documentário foi doado gentilmente pelo autor da obra em formato de tela widescreen, com 52min fazendo parte do acervo cultural da Biblioteca Juraci Magalhães Jr.

Sobre o autor: Luciano Lucci Ramos Bacharel em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Estácio. Especializou-se em Cinema e Fotografia (fotojornalismo).
Convite


É PROIBIDA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL, DO CONTEÚDO DE TEXTO E FOTOGRAFIA, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR DA OBRA. PROTEGIDO PELA LEI 9.610/98.