sábado, 13 de novembro de 2010

FILME O QUARTO PODER POR LUCIANO LUCCI RAMOS


Ao realizar uma matéria em um museu, um jornalista se depara com um ex-funcionário que pede seu emprego de volta à diretora do local e, acidentalmente, dispara um tiro. O jornalista decide então aproveitar a chance para conseguir cobertura exclusiva do caso e retornar à fama. Esse é o resumo do filme “O quarto poder” que mostra que a mídia influencia diretamente na formação de opinião das pessoas e, muitas vezes, mostrando apenas um lado da situação.

Pois envolve toda a possibilidade que a mídia detém para influenciar sobre os acontecimentos, podendo transformar um cidadão comum em um criminoso e um criminoso em um cidadão comum.

É importante assinalar alguns conceitos sobre os meios de comunicação, que servem como esclarecimento para os indivíduos da nossa sociedade, alertando-os sobre os fatos que se sucedem ao redor. São importantes para mobilizar, reforçar as normas sociais existentes em cada indivíduo e adverte do perigo que as nossas classes sociais podem sofrer, desde a possibilidade de uma guerra à queda da moeda ou fatores externos do dia-a-dia, preservando o legado cultural da sociedade.

A comunicação social tem três funções: informar, entreter e educar. Informar se refere à comunicação dos fatos que ocorrem no contexto social. Educar, a capacidade que tem o homem para enfrentar o mesmo contexto, tendo como objetivo proporcionar a elevação do seu nível cultural, de modo que possa analisar com mais profundidade os fatos, formando opinião sobre os mesmos. E entreter, que se refere a informações, eventos culturais, que proporcionam distração ao indivíduo, direta ou indiretamente, contribuindo para a elevação do seu nível cultural.






É PROIBIDA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL, DO CONTEÚDO DE TEXTO, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR DA OBRA. PROTEGIDO PELA LEI 9.610/98.