domingo, 24 de junho de 2012

SERRA VERDE EXPRESS - TREM SERRA DO MAR PARANAENSE POR LUCIANO LUCCI RAMOS


Com 127 anos de história, 110 quilômetros de extensão e viajando pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil. A Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá com o seu majestoso Trem Serra Verde Express do Mar Paranaense é unânime com sua bela paisagem ecológica. Essa histórica viagem teve inicio em fevereiro de 1880, numa das mais ousadas obras da engenharia mundial. A construção da ferrovia levou cinco anos pra ficar completa. A proposta era facilitar uma relação entre as cidades do litoral paranaense e Curitiba, visando o desenvolvimento social do litoral do Paraná e a capital do estado na produção de grãos. Apesar de ter sido considerada pelos engenheiros europeu, “quase impraticável” a ousada obra na ocasião, garantindo assim, o desenvolvimento econômico da região, entre o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil. Foram necessários 9.000 homens, para os trabalhos braçais e a árdua realização do projeto. A ferrovia foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885, são quatorze túneis, trinta pontes, viadutos de grande vão. Incluindo a Ponte São João, com 55 metros de altura. O destaque maior dessa grandiosa viagem e o Viaduto do Carvalho, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha que liga os túneis quatro e cinco. Ao passar nesse trecho o trem provoca uma sensação de vôo livre – como se não houvesse mais os trilhos da Serra Verde Express. Vale ressaltar que essa é a única obra com essas características a ser construída no mundo. Boa viagem!

Fotos: Luciano Lucci Ramos – Serra Verde Express - Trem Serra do Mar Paranaense












































Fotos: Luciano Lucci Ramos – Serra Verde Express - Trem Serra do Mar Paranaense



















































Fotos: Luciano Lucci Ramos

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL, DO CONTEÚDO DE TEXTO E FOTOGRAFIA, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR DA OBRA. PROTEGIDO PELA LEI 9.610/98.